A boa notícia: FLAD apoia Ciberescola nos Estados Unidos A má notícia: CTT retiram apoio ao Ciberdúvidas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
A boa notícia: FLAD apoia Ciberescola nos Estados Unidos A má notícia: CTT retiram apoio ao Ciberdúvidas
A boa notícia: FLAD apoia Ciberescola nos Estados Unidos
A má notícia: CTT retiram apoio ao Ciberdúvidas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

Ciberescola1. A boa notícia: a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) patrocinou a extensão, para os Estados Unidos da América, da Ciberescola da Língua Portuguesa. A má notícia: os CTT, Correios de Portugal não renovaram  o seu apoio ao Ciberdúvidas. Conjuntamente com a Fundação Vodafone Portugal e a Universidade Lusófona, os CTT eram uma das entidades apoiantes deste serviço público, gratuito e universal, aqui prestado em prol da língua portuguesa, já lá vão 15 anos. Mais pormenores aqui.

2. As circunstâncias e os critérios das duplas grafias com o Acordo Ortográfico de 1990 constituem um dos temas do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 29 de Julho (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*). Por seu lado, a emissão do Páginas de Português de domingo, 31 de Julho (às 17h00*, na Antena 2), é dedicada a uma revisitação da obra e do magistério de Maria Lúcia Lepecki, falecida nesta semana, em Lisboa.

3. No Pelourinho, Luís Carlos Patraquim comenta alguns problemas de articulação fonética do chamado "economês". Em O Nosso Idioma, Paulo J. S. Barata assinala o aparecimento de um neologismo, "deseurabificação", no contexto dos trágicos acontecimentos verificados na Noruega.

4. Como foi referido, o consultório encontra-se interrompido até 5 de Setembro, mas continuamos a actualizar as demais rubricas, com a preocupação de dar informação relevante sobre usos, teoria e ensino da língua portuguesa. Lembramos que no Facebook está também disponível uma selecção dos conteúdos de Ciberdúvidas. Para outros assuntos, fica aqui o seguinte endereço: ciberduvidas@ulusofona.pt.

* Hora oficial de Portugal continental.