Recebemos o 1.º de Maio e os seus festejos – ancestrais (na imagem à esquerda, uma maia, boneca tradicional do Algarve) ou ligados à história sindical, mais antiga ou mais recente – com oito novas respostas, que abordam tópicos respeitantes à etimologia de nomes comuns e próprios, à variação de vocábulos e locuções, ao uso de gentílicos e sinónimos, bem como às questões sintáticas que envolvem quer complementos quer possessivos. Fica também em linha, na rubrica O Nosso Idioma, um novo texto do jornalista e professor angolano, Edno Pimentel:"Isso é mesmo português?". E, no Pelourinho, divulga-se uma crónica do jornalista português Ferreira Fernandes, sobre como um suposto provérbio pode comprometer a coerência do discurso político. A propósito de provérbios, rememoremos alguns relacionados com o mês que ora entra, disponíveis no blogue Ler para Crer.
Entretanto, a nova atualização do consultório fica marcada para segunda-feira, 5 de maio.
O programa Língua de Todos de sexta-feira, 2 de maio (às 13h15* na RDP África, com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*) entrevista Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, sobre projetos futuros desta instituição e acerca da aproximação da Galiza à língua portuguesa e à lusofonia. Por razões de programação da Antena 2, não há haverá emissão do programa Páginas de Português, no domingo, dia 4/04.
* Hora de Portugal continental.
E assinale-se a participação da Ciberescola da Língua Portuguesa na conferência internacional Português Língua não Materna no Sistema Educativo: Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas, organizada pela Direção-Geral da Educação (DGE) no dia 6 de maio de 2014, no Centro Cultural de Belém. Mais informações aqui.
Um apelo a quem recorre ao serviço aqui prestado, graciosamente e sem fins lucrativos: dê o seu contributo para a viabilização deste espaço dedicado à diversidade de temas da língua portuguesa. Agradecemos, desde já, a sua generosidade.