O geólogo Galopim de Carvalho é o convidado do último programa da 8.ª série do magazine Cuidado com a Língua! (na RTP 1, dia 15/04, às 22h45), apresentado por Diogo Infante e dedicado aos mais sugestivos termos, expressões e curiosidades (e “alçapões”, também…) da língua portuguesa. Tema desta emissão: uma viagem ao tempo dos dinossauros. Ou será, antes, “dinossáurios”? Falar-se-á, ainda, de Darwin e do mundo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45; na RTP África, aos domingos, às 11h00; na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45; na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).
E porque é impossível fugir ao tema da crise em Portugal, sabe-se que a documentação produzida no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira acordado em 2011 entre o governo português e a chamada "troica", isto é, a Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), está a ser alvo de contestação também por motivos linguísticos. Com efeito, foi remetida ao provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, a petição Tradução Já, para análise da inconstitucionalidade da "não disponibilização, atempada e em língua portuguesa, do Memorando de Entendimento, suas atualizações, e documentos relacionados”. O constitucionalista Jorge Miranda é um dos signatários.
Como explicar a diferença entre «em casa» e «na casa» a quem não tem o português como língua materna? Como mencionar num texto as letras do alfabeto? Qual o plural do termo táxon? São estas as questões propostas pelo consultório neste dia. Recorde-se que o acesso a estes conteúdos também pode ser feito pelo Facebook ou mediante uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
A opção que permite donativos para o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa pelo serviço PayPal já se encontra integrada e ativa no botão “Faça aqui o seu donativo” (ver nesta página em cima, à direita). Para outras formas de apoio à viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos, recordamos aqui os devidos esclarecimentos. A quantos nos têm apoiado ou vierem a apoiar, os nossos agradecimentos.