Em nova plataforma e um design diferente são algumas mudanças no Ciberdúvidas, a partir do 15 de janeiro, coincidindo com o seu 16.º aniversário. Daremos oportunamente os pormenores destas e de outras novidades.
Até lá, e pelas razões já aqui enunciadas, mantemos interrompido o consultório, não deixando, no entanto, de atualizar o que for de atualizar. É o que acontece nesta data, com algumas respostas que aguardavam publicação, quase todas elas dedicadas a usos populares, nem sempre aceites pela norma. Por exemplo: estará correta a forma "xotar" em lugar de enxotar? Diz-se «posto de luz», ou «poste de luz»? E que significa «vestir comigo» no português de Angola?
Uma seleção destas e doutras respostas encontra-se igualmente disponível no Facebook, agora também em registo áudio, como acontece com dois apontamentos, um sobre a expressão «dar um frango» e outro de certo modo a propósito das inevitáveis previsões que um ano novo motiva: «Em ano bom, o grão é feno; em ano mau, a palha é grão.»
A todos os que nos acompanham, os votos de boa entrada no ano de 2013!
* Para qualquer assunto não relacionado com dúvidas linguísticas, pedimos que nos contactem pelo endereço habitual: ciberduvidas@ulusofona.pt.
Como foi aqui referido, é grande a expetativa à volta de alguns acertos que a Academia Brasileira de Letras vai propor para a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO). Deixamos a seguir ligação para algumas notícias mais recentes sobre o debate que a vigência do AO tem suscitado não só no Brasil mas também noutros países lusófonos:
Linguista aponta falta de amadurecimento no texto do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
Escritores lusófonos acreditam que acordo não altera a prosa
Países africanos têm papel decisivo na afirmação do português
A generosidade de quantos se interessam pela língua portuguesa tem permitido nos últimos meses ao Ciberdúvidas assegurar a sua continuidade como serviço de acesso gracioso e sem fins lucrativos. Daí, os renovados agradecimentos aos amigos que responderam positivamente à campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos para a participação neste movimento podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
Para aprender o português ou aperfeiçoá-lo, porque não experimentar os recursos da Ciberescola e dos Cibercursos? Exercícios, testes-diagnósticos, cursos e um programa de aprendizagem colaborativa, tudo isto está ao alcance de quem quer falar a língua portuguesa. Mais informações aqui.