DÚVIDAS

«Teria de ter tido»: redundância?

Felicito-vos pelo site e pelo bom trabalho que prestam à língua portuguesa.

Gostaria de saber se a expressão «teria de ter tido» está correcta. Exemplo: «Calculava a quantidade de trabalho que teria de ter tido, numa outra profissão, para ganhar uma quantia igual à que acabara de receber neste negócio.» Presumo que «calculava a quantidade de trabalho que teria tido, numa outra profissão, para ganhar uma quantia igual à que acabara de receber neste negócio» está correcto. Gostaria que me explicassem se «teria de ter tido» pode ser utilizada e se as expressões em causa exprimem ideias ou situações temporais diferentes.

Muito obrigado.

Resposta

O que escreveu no primeiro exemplo pode ser utilizado. As ideias expressas em cada exemplo são semelhantes, embora no segundo exemplo ocorra ter como auxiliar modal (ter de), exprimindo obrigação. De notar que, na expressão em causa, não se verifica qualquer redundância, porque ter é usado como auxiliar (modal e depois temporal) e como verbo principal, tem sempre funções ou significados diferentes. Contudo, podemos encontrar alternativas para a expressão «teria de ter tido», por exemplo: «sentia a obrigação de ter possuído/obtido/conseguido...»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa