DÚVIDAS

«Acabar com (alguém/alguma coisa)»

É correto dizer «Finalmente, acabarei as minhas aulas» ou «Finalmente, acabarei com as minhas aulas na proxima semana»? Se sim, existe alguma diferença?

Parabéns pelo vosso trabalho.

Resposta

No sentido de «chegar ao fim» ou «terminar», a melhor frase é a primeira, em que acabar é usado como verbo transitivo direto, isto é, como verbo que é seguido de um complemento direto: «Finalmente, acabarei as minhas aulas.»

O emprego de acabar com a preposição com a reger uma expressão nominal («acabar com alguém/alguma coisa») adquire uma conotação mais drástica, sugerindo que a ação assim referida tem intenção agressiva ou está revestida de certo espírito de confrontação, sendo por isso o verbo interpretado como «abolir», «destruir, matar» (cf. Dicionário Houaiss; exemplos de Énio ramalho, Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintático da Língua Portuguesa, Porto, Livraria Chardron e Lello e Irmão, 1985):

(1) «Afirmou que ia acabar com a indisciplina que reinava na escola» («terminar», «fazer desaparecer definitivamente»).

(2) «O marquês de Pombal acabou com a distinção cristãos-velhos e cristãos-novos» («abolir»).

(3) «Tudo isto vai acabar comigo» («destruir, matar»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa