Os verbos cerrar e serrar exemplificam as palavras homófonas, ou seja, aquelas palavras que se lêem ou se dizem da mesma maneira, mas se escrevem de forma diferente, sendo o significado de cada uma, naturalmente, também diferente do da outra.
O verbo cerrar (do latim tardio serare, «fechar», proveniente do substantivo sera, «tranca, ferrolho») significa «fechar, tapar, unir fortemente, apertar», enquanto serrar (do latim serrare) significa «cortar com serra ou serrote».
Assim, o termo «caçadeira de canos serrados» designa uma arma cujos canos foram «serrados», ou seja, cortados por meio de uma serra, o que faz com que o disparo cause mais danos a pequena distância do que se a arma estivesse no seu estado original. Quanto aos dentes, é vulgar o uso da expressão «cerrar os dentes», que significa fechar bem a boca, com o maxilar superior e o inferior fortemente apertados um contra o outro, para poder suportar melhor uma dor. Tal acontecia antigamente quando se fazia uma intervenção cirúrgica quase sem anestesia ou quando uma mulher estava a dar à luz: cerravam-se os dentes para não se começar a gritar e perder o controlo.