DÚVIDAS

Acentuação anteproparoxítona

Será possível a formação de uma palavra anteproparoxítona na língua portuguesa?

Um neologismo do tipo "Álamene", derivado de uma ninfa dos Álamos, pronunciada com o segundo "a" fechado e os consequentes "e" mudos. Uma palavra deste tipo, seria anteproparoxítona visto ter a sílaba tónica na quarta a contar do fim. Existe alguma restrição que impeça a criação de tais vocábulos?

Resposta

Uma palavra como a que se propõe na pergunta não existe em português, porque o acento em nomes e adjectivos só pode recair numa das três últimas sílabas de palavra. Contudo, com os verbos e em sequências em que estes são usados com pronomes átonos, é possível encontrar o acento na quarta ou na quinta sílaba de tais sequências (cf. «negávamo-lo» e «negávamos-vo-lo»;  mas, neste caso, estamos a falar não da forma verbal, mas, sim, daquilo a que se chama palavra prosódica, isto é, de uma unidade prosódica constituída por duas ou mais unidades morfológicas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa