Gostei de ler a notícia de que foi encontrada, perto de Jerusalém, uma inscrição em grego que sugere tratar-se do túmulo de «Santa Salomé». Quem será esta santa? A notícia que circulou em vários jornais falava da «parteira de Cristo». No entanto, não há indicação nos evangelhos canónicos ou apócrifos de que Salomé tenha sido a parteira de Jesus, embora o apócrifo Evangelho de Pseudo-Mateus (escrito em latim) se refira a ela como obstetrix de profissão.
No Evangelho de Tiago, Salomé recebe a notícia de outra parteira (que chegou tarde à gruta de Belém, quando Maria já dera à luz) de que nasceu o filho de uma virgem. Salomé não acredita; e submete Maria a um exame ginecológico. O sacrilégio da sua descrença leva a que a sua mão fique queimada; mas é logo curada pelo Menino Jesus.
Mas existe outra Salomé nos evangelhos. No canónico Evangelho de Marcos, Salomé é uma das testemunhas do túmulo vazio, no domingo de Páscoa. E no apócrifo Evangelho de Tomé, existe uma passagem em que uma mulher chamada Salomé declara a Jesus: «sou tua discípula!» (Dito n.º 61).
Esta palavra «discípula» é bonita, porque salienta o facto de haver discípulos e discípulas (embora discípula só ocorra uma vez no Novo Testamento, em Actos dos Apóstolos 9:36). Penso nela quando oiço a reclamação de pessoas tradicionalistas no meio universitário, que se insurgem contra a suposta modernice de dizermos «caras alunas e caros alunos», em vez de dizermos só «caros alunos» (incluindo assim as alunas). Porque é que não havemos de dizer – como Salomé disse de si mesma – discípula?
Há dias, reli a passagem de um profeta do Antigo Testamento, Joel, que atribui a Deus esta frase: «Profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas... e sobre os Meus escravos e sobre as Minhas escravas derramarei o Meu espírito e profetizarão» (Joel 3).
O próprio fundador do cristianismo em Roma – São Pedro – cita estas mesmas palavras nos Actos dos Apóstolos (2:17-18), mantendo a linguagem inclusiva de Joel: «filhos e filhas... escravos e escravas».
Pelos vistos, não é tão moderno assim explicitar as duas formas, a masculina e a feminina. Salomé já o fez e, antes dela, Deus.
Fonte da imagem: "A parteira de Jesus Cristo: Santa Salomé", Breviário, 23/12/2018.
Texto publicado pelo autor no seu mural de Facebook em 18 de janeiro de 2023.