Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Ivo Carvalho Informático Amadora, Portugal 151K

Pode parecer estranho, mas detesto de verdade estas palavras talvez por lhes desconhecer a origem e por não me parecerem fazer sentido. Como tal, seria possível ao Ciberdúvidas explicar-me a etimologia de sogro, nora, genro e cunhado?

Luísa Lopes Estudante Coimbra, Portugal 12K

Gostaria de saber se existe alguma relação entre a raiz latina da palavra portuguesa janela (januella, diminutivo de janua, que significava «porta») e a origem da palavra inglesa window (wind + eye).

Além disso gostaria de saber a origem da palavra limiar e em que contexto ou época surgiu este conceito.

Agradecimentos.

Jorge Alonso Estudante Rio de Janeiro, Brasil 8K

Através desse sítio, conheci a origem da palavra serapilheira (ou serrapilheira), que remete ao significado que julgo ser seu primordial. Minha curiosidade consiste em saber como se chegou ao atual significado, que essa palavra encontra aqui no Brasil, para designar a camada de matéria orgânica que recobre os solos florestais?

Ana Maciel Professora Porto, Portugal 6K

A palavra manobra é uma palavra composta por aglutinação?

Joaquim Meirelles Engenheiro Porto, Portugal 8K

Qual o processo de formação do verbo encantar?

Ronaldo Peitinho Lixeiro Maubara, Timor-Leste 116K

Gostaria de saber 10 palavras vindas do espanhol.

Obrigado.

José Manuel Couto Professor Vila Nova de Gaia, Portugal 7K

Gostaria me informassem sobre a formação de adoçar e adoçante. Qual o radical? Doce?

Maria José Leal Médica Lisboa, Portugal 6K

Qual o relacionamento etimológico de silhar — painel, decoração de parede — e silha — cadeira em castelhano?

Jucilene Buosi Musicista Poços de Caldas, Brasil 15K

Gostaria de saber a origem da palavra bagunça.

Grata.

Eduarda Monteiro Garcia Estudante Florianópolis, Brasil 4K

Gostaria de saber a origem da palavra colecta (ou coleta) e seu significado.

Obrigada.