DÚVIDAS

Vícios ou desvios de linguagem

Preciso de uma orientação sobre um trabalho onde devo registrar em rótulos, grifes, publicidade, propaganda, calçados, alimentação, produtos de limpeza a presença de figuras e vícios de linguagem. Dentro deste contexto preciso fazer uma dramatização e também uma crítica alusiva a essa invasão.

Resposta

Só posso ajudá-la enumerando alguns dos vícios ou desvios de linguagem, cuja definição poderá encontrar em qualquer bom dicionário, por exemplo o da Porto Editora (não ganho nada com o reclamo!).

Assim fala-se de gíria e calão, solecismo, anacoluto, barbarismo, cacofonia, hiato, colisão, eco, repetição, neologismo, galicismo (ou outro estrangeirismo, por exemplo anglicismo ou espanholismo).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa