DÚVIDAS

«Uma população relapsa»

Dizer «uma população é relapsa a um certo hábito» equivale a dizer que essa população é negligente, relaxada, ou que é reincidente, obstinada, relativamente ao hábito?

Os dicionários consultados permitem os dois sentidos.

Agradeço os esclarecimentos.

Resposta

O Dicionário da Língua Portuguesa da Texto Editora (2009) atribui três acepções a relapso: «adj. e s. m. 1. que ou pessoa que reincide, reincidente 2. que ou pessoa que é impenitente 3. que ou pessoa que é obstinada (Do lat. relapsu- , «que tornou a cair», part. pass. de relābi, «tornar a cair; cair para trás»)». No Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências encontra-se, igualmente, relapso como adjectivo e como substantivo, sendo as definições, para cada uma das acepções que apresenta, idênticas àquelas definidas no manual lexicográfico anteriormente citado. O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa Nova Fronteira remete relapso para lapso.

Considera-se, assim, que «uma população é relapsa» quando, de facto, repete o lapso. Em vez de corrigir o erro, este torna-se num «hábito».

Sempre ao dispor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa