DÚVIDAS

Tipóia, tipoeiro

Encontro-me, de momento, a fazer a revisão de um livro sobre Angola, no qual me deparei, em vários momentos, com as palavras "tipóia" e "tipóeiro". Gostaria de saber se ambas têm acento, já que as fontes que consultei não são claras em relação a este assunto.

Parabéns pelo vosso trabalho. Grata pela atenção.

Resposta

Tipóia está registada no léxico actual com acento, como jóia. No novo acordo perderá o acento.

Tipoeiro não encontrei nos completos vocabulários: da Academia das Ciências de Lisboa, de 1940; de Rebelo Gonçalves, de 1967; da Academia Brasileira de Letras, de 1998. A palavra só pode aceitar-se sem acento gráfico, visto o acento tónico nestas palavras estar naturalmente na primeira sílaba do sufixo -eiro, e, assim, o acento agudo é ilegítimo, por ficar fora da sílaba tónica.

Depreende-se que, sendo a palavra formada por afixação a partir da base tipóia, o pode ser pronunciado semiaberto, sem necessidade de assinalar este timbre com acento gráfico. Mas as virtualidades da língua permitem também a pronúncia com o o semifechado, como tendência natural para a formação do tritongo [wej].

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa