O prefixo pré- indica a noção de «anterioridade, antecipação, adiantamento, diante, superioridade comparativa» (definição encontrada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). O adjectivo pré-lavado não está atestado no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, nem no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, nem no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, nem na Base de Dados Morfológicos MorDebe. O adjectivo pré-lavado é, portanto, um neologismo 1 por prefixação segundo o critério lexicográfico (constituição de um corpus de exclusão 2 constituído por dicionários gerais de língua recentes).
O adjectivo pré-lavado pode ocorrer nos seguintes contextos:
1. Matéria, por exemplo, «carvão pré-lavado»:
«É o minério que após sua extracção sofre um primeiro tratamento ficando com menor quantidade de impurezas.»
2. Tecidos
«Alguns tecidos, como o algodão, são pré-lavados para dar uma maciez extra. Este é um método utilizado para o tecido não encolher após a primeira lavagem.»
3. Alimentos
«Os alimentos pré-lavados são previamente lavados promovendo a eliminação satisfatória de bactérias, incluindo as que provocam doenças.»
Tendo em conta os contextos em que ocorre, o adjectivo pré-lavado parece indicar que o substantivo que recebe a atribuição do adjectivo foi previamente lavado ou sofreu algum tratamento para libertar as impurezas.
Notas:
1 Neologismo é uma unidade lexical cuja forma significante ou cuja relação significado-significante, caracterizada por um funcionamento efectivo num determinado modelo de comunicação, não se tinha realizado num estádio anterior da língua (Margarita Correia e Lúcia San Payo de Lemos, Inovação Lexical em Português, 2005, pág. 87).
2 Conjunto de dados utilizados para proceder à exclusão ou retenção de neologismos num corpus (Correia e Lemos, op. cit., pág. 84).