DÚVIDAS

«Tapete de Arraiolos»

Agradecia que me esclarecessem quanto à grafia de «tapete de arraiolos», ou seja, se neste caso se grafa Arraiolos em maiúsculas ou em minúsculas. Em meu entender será em caixa baixa, uma vez que não se trata do facto de o tapete ser de Arraiolos, mas sim pelo tipo do tapete e por se tratar de uma expressão do tipo água-de-colónia, que, segundo as regras, é em caixa baixa. Estarei errada?

Muito obrigada, não por esta mas por todas as dúvidas que, ao longo de muitos anos, tenho conseguido esclarecer convosco.

Resposta

A observação feita pela consulente é muito pertinente, mas o facto é que a expressão, que não está dicionarizada, ainda é tomada literalmente, continuando a manter a maiúscula inicial no topónimo — «tapete de Arraiolos» —, ao que parece, porque ainda se considera que esse tipo de tapete ainda está directa ou indirectamente ligado à vila de Arraiolos (Alentejo). No entanto, o Vocabulário Ortográfico do Português regista como substantivo masculino arraiolos (singular e plural), o que sugere um caso de conversão, em que um nome próprio se torna substantivo comum, designando de forma muito sintética um «tapete de Arraiolos».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa