DÚVIDAS

Solidó

Queria saber o que é o "solidó". Trabalho numa empresa de segurança e estou a estudar Português (ando no 5.º ano na Escola Oficial de Idiomas). A pesquisa tem que ver com este curso, pois numa aula fizemos uma audição e tirámos a letra da canção do poema de António Lopes Ribeiro "A Procissão", e não estava claro o significado dessas duas expressões. Eu pesquisei na Net e acho que o "solidó" tem que ver com música, algum tipo de dança, instrumento, a pessoa que o toca ou inclusive o conjunto musical orquestral que, no caso particular desta canção de João Villaret, acompanha a procissão. É favor aclarar esta questão.

Resposta

José Pedro Machado, no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, dá solidó como variante de sol-e-dó, «do “sol” e “dó”, notas musicais». Num outro dicionário, o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, José Pedro Machado atribui quatro significados: 1. «música simples e trivial, sem modulações e sem outros acordes além dos da tónica e dominante»; 2. «filarmónica ordinária»; 3. «concerto de guitarras e violas»; 4. «agremiação recreativa onde se dão bailes com música de sol-e-dó.» O termo solidó ou sol-e-dó relaciona-se, portanto, com o tipo de música tocada pelas bandas filarmónicas nas aldeias e cidades de Portugal. Tratar-se-ia de melodias simples baseadas nos acordes formados pela tónica de uma escala maior (por exemplo, ) e a dominante da mesma escala (por exemplo, sol).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa