A formulação de questões em testes deve ter em conta o objetivo a atingir com esse teste, bem como a estratégia adotada para tal. Além disso, importa haver rigor na metalinguagem utilizada, tendo sempre em consideração, claro, o aluno e o respetivo nível de ensino, que condiciona o domínio explícito da metalinguagem. Imagino que o problema levantado com esta questão se prenda com o facto de ambos os nomes, coletivos e não-coletivos, serem comuns e contáveis… Ao estabelecer-se uma dicotomia, inadequada, coletivo-comum, pode induzir-se o aluno em erro, levando-o a pensar que os coletivos não são comuns, quando ambos são comuns e, no caso em análise, contáveis. Por outro lado, vale a pena ter em conta que a explicitação dos conceitos contável/não-contável ocorre apenas no 3.º ciclo (cf. p. 131 dos programas…), ao passo que os conceitos comum (não coletivo) e comum coletivo são matéria do 1.º ciclo (cf. p. 56 dos programas).
Salvaguardada esta questão que implica, por exemplo, substituir «cada um dos nomes comuns», por «cada uma das palavras», ou retirar apenas o termo «comuns», parece-me que o objetivo é identificar se o aluno aprendeu, ou domina, a relação entre nomes comuns contáveis (não coletivos) e nomes comuns contáveis coletivos, ou seja, identificar conhecimento adquirido. Creio que a questão, feito o acerto indicado, permite atingir este objetivo.