Os significados são próximos, mas não totalmente equivalentes. Devem ser utilizados em conformidade com a intencionalidade do enunciador.
Sic, enquanto advérbio, significa «assim, deste modo» (é utilizado em relação a ideias anteriores ou seguintes) por exemplo: «sic est vulgus» (Cícero) – «assim é o povo»; «sic locutus est leo» (Phaedrus - Fedro) – «o leão falou da maneira seguinte». Também é utilizado em respostas, significando «assim». Pode ser utilizado com ut... sic mais indicativo, significando «como, assim, assim como»; ou mais conjuntivo, significando «de tal modo... que; em condições tais... que».
Verbatim é um advérbio ou adjetivo que significa «palavra por palavra, textualmente, correspondendo palavra por palavra».
Num texto em português, usa-se verbatim com o mesmo sentido e a mesma função de ipsis verbis ou ipsis litteris, locuções latinas equivalentes a literalmente (ver verbatim no Dicionário Houaiss); qualquer uma destas expressões assinala a citação de uma sequência de palavras como reprodução exata de parte de um enunciado diferente. A expressão sic é «palavra que, entre parênteses ou colchetes, se intercala numa citação ou se pospõe a esta para indicar que o texto original está reproduzido exatamente, por errado ou estranho que possa parecer» (ver sic, idem).