Exemplos esquemáticos de análise sintáctica:
A) «Chove.» Esta frase possui apenas um verbo que funciona como predicado. O sujeito é nulo, mas a frase é compreensível.
B) «Eles jogam.» Como vemos, «Eles» é um pronome que funciona como sujeito, e «jogam» é uma forma verbal que funciona como predicado.
C) «Ela atirou a bola ao irmão.» «Ela» é o sujeito e agente da acção. A forma verbal «atirou» é o predicado e indica a acção realizada pelo sujeito. O objecto movimentado foi «a bola» e, por isso, é o complemento [objecto] directo. O conjunto «ao irmão» é o complemento [objecto] indirecto porque indica quem beneficiou da acção.
D) «Eles foram passear com os amigos hoje ao jardim.» O pronome «Eles» funciona como sujeito da oração. O conjunto verbal «foram passear» corresponde ao predicado. A locução «com os amigos» é um complemento preposicional (circunstancial) de companhia. O advérbio hoje tem a função de complemento adverbial (circunstancial) de tempo. O conjunto «ao jardim» funciona como complemento preposicional (circunstancial) de lugar aonde.Se desejar mais informações, poderá apresentar novas questões.