DÚVIDAS

Sobre a palavra inércia

Por que razão é paradoxal a definição de inércia?

inércia

s. f.

1. Falta de movimento ou de atividade.

2. Preguiça, indolência.

3. Propriedade dos corpos que não podem, de per si, alterar o seu repouso ou o seu movimento.

i.nér.ci:a Ajuda, feminino

(Física) propriedade inata de um corpo que o faz responder a ação de forças; resistência da matéria ao movimento acelerado; propriedade intrínseca da matéria responsável por conservar, na ausência da ação de forças, um corpo em seu estado de movimento.

(Química) propriedade química característica dos elementos ou compostos químicos cuja propensão a reação química é muito pequena ou nula; qualidade de elementos ou compostos químicos não-reativos; não-inclinação a reação química.

Os gases nobres, por exemplo, apresentam elevada inércia.

(Figurado) estado de paralisia; condição de estagnação; falta de atitude; ausência de ação e reação; inação, inatividade.

(Figurado) abatimento caracterizado pela falta de vigor físico ou psicológico; apatia; desânimo, preguiça.

(Figurado) falta de aptidão; incapacidade.

Resposta

Não vejo, sinceramente, onde possa residir o paradoxo referido pela consulente. Parece-me até existir um elevado grau de compatibilidade entre as aceções propostas pelas áreas da física e da química e os sentidos figurados: «Falta de movimento ou de atividade [...] Propriedade dos corpos que não podem, de per si, alterar o seu repouso ou o seu movimento [...] resistência da matéria ao movimento acelerado; propriedade intrínseca da matéria responsável por conservar, na ausência da ação de forças, um corpo em seu estado de movimento; propriedade química característica dos elementos ou compostos químicos cuja propensão a reação química é muito pequena ou nula; qualidade de elementos ou compostos químicos não-reativos; não-inclinação a reação química [...] estado de paralisia; condição de estagnação; falta de atitude; ausência de ação e reação; inação, inatividade [...].»

Repare-se que a não suspensão de um qualquer movimento por ausência da ação de forças é também uma forma de inércia: «Existem numerosos exemplos do nosso dia a dia que podem ser explicados com base na lei da inércia: Quando um veículo trava bruscamente, os passageiros são projetados para a frente por terem tendência a continuar o seu movimento. Do mesmo modo, quando um veículo arranca de modo brusco, os passageiros são atirados para trás, sem acompanhar o movimento do veículo, por terem tendência a permanecer em repouso. É também devido à inércia que as naves espaciais continuam a mover-se no espaço em linha reta, mesmo quando se desligam os motores, e os petroleiros continuam a mover-se no oceano, cerca de 3 km, após os motores terem sido desligados» (Infopédia).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa