Nas frases que apresenta surgem dois tipos de problemas de concordância: um deles tem que ver com a concordância entre o sujeito e o verbo; o outro, com a concordância entre o sujeito e o predicativo (que é semelhante à que se coloca no interior de um grupo, ou sintagma, nominal).
A concordância com o verbo ser traz, por vezes, algumas dificuldades a todos nós, sobretudo quando se regista divergência entre o sujeito, o verbo e o predicativo do sujeito em frases como «Tudo isso são tretas».
No sentido de facilitar a minha reflexão, repito, atribuindo-lhes numeração, as frases que indica:
(1) «Só é necessário uma pessoa e alguns minutos para realizar a instalação.»
(2) «Só é necessária uma pessoa e alguns minutos para realizar a instalação.»
(3) «Só são necessárias uma pessoa e alguns minutos para realizar a instalação.»
(4) «Só são necessários uma pessoa e alguns minutos para realizar a instalação»
(5) «Só uma pessoa e alguns minutos são necessários para realizar a instalação»
Do meu ponto de vista, a frase mais correcta é a (4), que se repete na (5). Esta frase, com efeito, respeita todos os padrões de concordância: o sujeito e o verbo estão no mesmo número; o sujeito e o predicativo do sujeito estão no mesmo número e, além disso, a frase obedece também ao tipo de concordância prevista sempre que há um adjectivo a qualificar, em simultâneo, mais do que um nome. Nessas circunstâncias, o adjectivo vai para o plural, se for variável em número, e para o masculino, se entre os nomes que qualifica houver um masculino. É o que acontece na frase (4). O mesmo tipo de concordância acontece se o sujeito vier antes do verbo, como na frase (5), ainda que, com expressões mais ou menos fixas, como ser necessário, ser possível a construção mais comum seja aquela em que o sujeito vem depois da expressão verbal, como se verifica nas frases (1) a (4).
As frases (1) e (2) também são aceitáveis. A (3) é incorrecta. Na frase (1) podemos interpretar a expressão «é necessário» como sendo uma expressão fixa, considerando, assim, a frase correcta, embora não se verifique concordância entre o sujeito e a expressão verbal composta pelo verbo e pelo predicativo do sujeito.
Na frase (2) verifica-se um tipo de concordância previsto pelas gramáticas que é a concordância com o elemento mais próximo. Assim, o predicativo do sujeito está no feminino por concordar com pessoa, o nome que integra o sujeito e que ocorre imediatamente a seguir ao predicativo.
Gostaria apenas de referir um aspecto que se prende com a palavra que o advérbio restritivo só efectivamente restringe e que muda, do meu ponto de vista. Assim, em (1) e (2) o efeito do advérbio recai sobre a expressão verbal, enquanto em (3) recai sobre o sujeito.