DÚVIDAS

Rotável

A palavra rotável (no sentido de órgão mecânico que pode ser substituído por outro previamente reparado e preparado, reduzindo o tempo de imobilização do veículo, como uma turbina de avião ou uma caixa de velocidades de um automóvel) não se encontra (pelo menos pelo que eu pesquisei) em praticamente nenhum dicionário. É correto utilizar este termo? Existe uma definição "oficial"?

Obrigado.

Resposta

O substantivo rotável não se encontra atestado em nenhum dicionário. No entanto,  encontra-se registado num glossário de termos técnicos especializado em manutenção de motores aeronáuticos. Este glossário dá a indicação de que o substantivo rotável deriva do substantivo inglês rotable e designa «um produto aeronáutico reparável, cuja operação está limitada por potencial. A sua designação deriva do facto de poder ser utilizado tantas vezes quantas as que forem possíveis antes de ser considerado incapaz ou atingir o seu limite de vida». Atendendo ainda ao significado do substantivo inglês presente no Business Dictionary, podemos ainda afirmar que rotável é, tal como o consulente referiu, um «órgão mecânico que pode ser substituído por outro previamente reparado e preparado». Como, nas fontes de que dispomos, não se regista vocábulo português tradicional, afigura-se, portanto, legítimo uso da forma rotável, que, de resto, integra morfologia de origem latina, embora a sua transmissão seja feita pelo inglês.

Observe-se, ainda, que o inglês rotable parece derivar de rota, «lista de pessoas que fazem serviço sucessivamente (dicionário Inglês-Português da Porto Editora, na Infopédia), palavra que, segundo o Oxford English Dictionary, tem origem no latim rota, ou seja, «roda» (rotable terá ainda sofrido uma extensão semântica de modo a aludir à substituição sucessiva de coisas, em lugar de pessoas). A adaptação de rotable ao português, rotável, como os adjetivos terminados em -ável , que têm sempre como base de derivação um tema verbal, pressupõe um verbo rotar, que, embora esteja atestado como forma divergente erudita de rodar, parece pouco usado. Sendo assim, atendendo à maior frequência de rodar, não seria descabido propor a forma rodável como alternativa a rotável (agradecimentos a Luciano Eduardo de Oliveira por esta sugestão).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa