Reinstauração - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Reinstauração

A palavra "reinstauração" existe?

Manuel Cardoso Estudante Lisboa, Portugal 7K

Os dicionários consultados não registam a palavra reinstauração. É, contudo, uma palavra bem formada (re- + instauração), a exemplo de reinstalação. Instauração vem do «lat[im] instauratĭo,ōnis, "reconstrução, restauração; continuação, prosseguimento"»; significa «processo ou resultado de criar algo; fundação, construção, organização».

Assim, reinstauração é «acção de instaurar de novo».

Suponhamos, por exemplo, que a democracia é instaurada em determinado país, após alguns anos de ditadura; contudo, passado pouco tempo, um grupo de militares leva a cabo um golpe de Estado e impõe o regresso do regime anterior. O povo não se conforma e luta nas ruas até à queda dos golpistas: dá-se a reinstauração da democracia.

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo