Se se tratar de um artigo a publicar num livro de actas ou numa revista de especialidade, o proponente do artigo é informado acerca das normas de edição específicas para aquela publicação. Ver, por exemplo, normas em vigor na revista Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto.
Quando não há nenhuma determinação específica quanto ao modo de efe{#c|}tuar a referência ou a citação, pode aplicar-se o seguinte:
1. Nos dicionários em que se identifica o coordenador ou o(s) autore(s), a referência segue as normas de uma qualquer obra. Ex.:
Faria, M. I.; Pericão, M. G. 2008 — Dicionário do Livro, Coimbra, Almedina.
2. Nos dicionários em que não se identifica o coordenador, figura apenas o título do dicionário (e, claro está, data, local de edição e editora):
Dicionário da Língua Portuguesa 2006, Porto, Porto Editora.
Ver exemplos em:
«A discriminação racial nos dicionários de língua: tópicos para discussão a partir de dicionários portugueses contemporâneos.
Quanto à referência dentro do texto do artigo no caso descrito em 1., observa as mesmas normas da referência de um livro: sobrenome do autor e data entre parêntesis. Se se tratar de um dicionário do tipo descrito em 2., insere-se o título e a data também entre parêntesis.