Profissionalismo é o que se encontra registado, mas não se pode dizer que “profissionalidade” seja um termo mal forjado. Mas, de facto, não faz falta!
Tenho lido em vários documentos, alguns até emanados de instituições educativas oficiais, «competências para a profissionalidade», tendo-me esta última causado estranheza. Pus mãos a vários dicionários, e nenhum dos que consultei incluía tal palavra. Deduzi que tal termo se deve ao crescente trânsito de professores e técnicos de educação entre Portugal e Espanha, com os nossos conterrâneos a importar com o devido aportuguesamento a dita palavra.
Enfim, qual não foi o meu espanto quando alertei os docentes e instituições para a incorrecção do termo, e me responderam sem corar:
«Isto de a língua ser um ser vivo em mudança é muito... complexo!»
Com tanta insistência, sou eu que começo a ficar com dúvidas, que gostaria que me esclarecessem se efectivamente se pode dizer «competências para a profissionalidade».
Grata antecipadamente.
Profissionalismo é o que se encontra registado, mas não se pode dizer que “profissionalidade” seja um termo mal forjado. Mas, de facto, não faz falta!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações