“Pedipaper” - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
“Pedipaper”

Vamos organizar, na escola onde trabalho, um pedi-paper. Mas, como se escreve? Esta palavra não é de origem inglesa, como rally-paper.

Parece-nos um "aportuguesamento", pelo que não estará correcto Peddy-paper nem Peddie-paper. Como se escreve?

Florbela Santos Portugal 7K

A palavra “pedipaper”[*] parece, efectivamente, ser um exercício de criatividade linguística que conduz à criação de uma palavra nova a partir de outra que ainda mantém a sua estrutura original.

Essa palavra nova cria, no entanto, problemas de representação gráfica para os quais não pode ser-lhe dada uma solução, pois só o tempo poderá limar as arestas e definir que forma vai ter o novo vocábulo. Até lá, qualquer que seja a forma adoptada, deverá sempre ser assinalada como se de uma palavra estrangeira se tratasse, isto é em itálico ou entre aspas.

[* N. E. (26/09/2018) – Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (na Infopédia), pedipaper significa «prova dividida em etapas em que os concorrentes têm de percorrer, a pé,um determinado trajeto num dado tempo e responder a um questionário que envolve perguntas e resolução de tarefas».]

Edite Prada