DÚVIDAS

Parquímetro/parcómetro, de novo

Reparei na pergunta anterior "Parquímetro ou parcómetro". Contudo persiste a minha dúvida.
Quando da minha visita a Lisboa no ano passado reparei que havia um novo sistema de cobrar tempo de estacionamento a um grupo de lugares que me disseram chamar-se "parcómetro"; em contraste com parquímetro que apenas cobra sobre lugares únicos.
Poder-me-iam confirmar se esta designação é correcta e se o for, qual a origem do termo que ao certo não é de origem inglesa?

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Resposta

De facto, alguns dicionários registam a forma parco, como aportuguesamento da palavra francesa "parc". Assim, será legítima a formação da derivada parcómetro, significando instrumento de medida do tempo de estacionamento num parco ou parque.

Mas a palavra mais usada é parque, a partir da qual se formou, e muito bem, parquímetro.

Desconheço a distinção que refere entre parquímetro e parcómetro. O que nem um nem outro é, com absoluta certeza, é local de estacionamento, mas sim instrumentos de medida do tempo, existentes nos parques de estacionamento, para cobrança das respectivas tarifas.

 

N.E. O autor escreve segundo a Norma de 1945.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa