DÚVIDAS

Os vitorianos

É correcto dizer-se que os jogadores e/ou adeptos do Vitória de Guimarães ou do Vitória de Setúbal são "vitorianos"? É que leio no dicionário que "vitoriano" é relativo à época da rainha Vitória (o que não deve ser o caso destes clubes de futebol).

Obrigado.

Resposta

Com efeito, os dicionários consultados registam vitoriano como «relativo à época da rainha Vitória de Inglaterra». O Dicionário Eletrônico Houaiss acrescenta ainda que é «típico dos padrões, gostos e atitudes morais e comportamentais dessa época, em que se destacam o puritanismo e a intolerância» ou «diz-se de um estilo de móveis dessa época», além de «o indivíduo inglês típico da era vitoriana».

Contudo, como as palavras não param no tempo, por extensão de sentido, podem muito bem denominar-se, tanto os adeptos como os jogadores dos Vitórias (de Guimarães e de Setúbal), vitorianos. Os dicionários demoram sempre algum tempo a registar os novos sentidos das palavras, mas, se se mantiver a notoriedade, em Portugal, dos dois clubes de futebol, é provável que, dentro de algum tempo, os vitorianos de Guimarães e os de Setúbal tenham direito a "acolhimento" nas suas páginas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa