Ortografia de estrangeirismos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ortografia de estrangeirismos

Gostaria de saber como o vestibular irá corrigir os textos de redação quanto ao uso dos estrangeirismos. Por exemplo, no dicionário do professor Volnyr Santos (PUC?RS) há um anexo com este item, porém não esclarece como será a correção ou a grafia aceita, tanto na PUC quanto nas demais universidades. No meu caso estou preocupada com a UFRGS. Posso escrever "xopin" ou devo escrever Shopping? Posso escrever "internete" ou devo escrever internet, email, dentre outros nomes?

Aguardo respostas.

Emerson Brasil 6K

Procure o "Vocabulário da Língua Portuguesa", da Academia Brasileira de Letras, edição de 1998: nele se autoriza o emprego - no português do Brasil - de alguns dos estrangeirismos que suscitam dúvidas ao consulente.

João Carreira Bom