Eis as respostas respectivas (muitas baseadas no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa):
- Uma investigação diacrónica estuda um determinado objecto ao longo do tempo, estuda a sua história e a sua evolução; uma investigação sincrónica estuda um objecto num único momento, geralmente o presente.
- "Etomologista": será «etimologista» com uma gralha?
- Por ontogénese entende-se o desenvolvimento de um indivíduo desde a concepção até à idade adulta; por filogénese, a história evolutiva de uma espécie ou qualquer outro grupo taxinómico.
- Estilema: termo com que por vezes se designa um traço ou constante estilística.
- Gnoseológico: referente a gnoseologia, teoria geral do conhecimento humano, voltada para uma reflexão sobre o acto/ato cognitivo.
- Criptomarxismo: cnf. criptocomunismo (princípio ou conduta de quem não manifesta claramente a sua ideologia comunista ou de quem apoia/apóia apenas secretamente os seus postulados)
- Apostasia: renúncia a uma religião ou crença, abandono da fé, quebra de votos, abandono da vida religiosa ou sacerdotal sem autorização superior, renúncia.
- Tradição crociana: veja se «crociana» se refere a um nome próprio.
- Aporia: dificuldade ou dúvida racional decorrente de uma impossibilidade objectiva na obtenção de uma resposta ou conclusão para uma determinada indagação filosófica, contradição, paradoxo nascido da existência de raciocínios igualmente coerentes e plausíveis que alcançam conclusões contrárias, situação insolúvel; figura pela qual o orador simula uma hesitação a propósito daquilo que pretende dizer.
- Hodiernas: contemporâneas, actuais, modernas.
- Lógica formal é o mesmo que lógica aristotélica (estuda silogismos); a lógica dialéctica é a tese desenvolvida por Hegel, segundo a qual o universo é uma totalidade integrada, sujeito a um movimento gerado por sucessivas contradições, que são a dialéctica/dialética, e orientada para uma finalidade última, a realização plena da sua essência espiritual.