Objectivos
Será importante, antes de mais, tentar perceber o que se entende por objectivo. Seja qual for a área em que a palavra seja utilizada, um objectivo designa sempre uma entidade que se situa no futuro e prevê a realização de um conjunto de acções para ser atingido. Um objectivo é um fim que é preciso atingir. A primeira acção a desencadear nesse sentido é definir, ou estabelecer, o objectivo. Se ele for militar, é preciso situar, por exemplo, o ponto a defender ou a atacar. Se o objectivo for educacional, é preciso definir o que se pretende que aconteça no final do percurso: ler um livro; escrever um poema, etc.
Depois de definido o objectivo, desencadeia-se um conjunto de acções que ajudem a atingir ou cumprir esse mesmo objectivo. Os objectivos, do meu ponto de vista, nem se perseguem – a menos que os consideremos um objectivo como algo obsessivo, que, por definição, não é, ou que se assuma como objectivo não o final, mas o processo – nem se prosseguem. Atingem-se, ou cumprem-se. Atingem-se se tivermos em conta que, subjacente a um objectivo, está uma ideia de dinamismo, de deslocação, ou de processo, para atingir um fim. Cumprem-se porque subjacente lhe está também a ideia de compromisso. Os objectivos que eu defino são as metas que eu me comprometo a atingir ou a cumprir.
Embora o verbo perseguir tenha também subjacente a ideia de percorrer, de ir em frente, está mais associado ao processo, que é a perseguição, do que à meta, que é o objectivo. Há, no entanto, situações muito específicas em que o verbo perseguir pode ser utilizado em relação a um objectivo. O exemplo que segue foi extraído do ‘corpus’ CETEMpublico disponível em www.linguateca.pt:
«Segundo a “Comissão de Afectados pela Barragem do Lindoso”, entidade promotora da concentração, o objectivo perseguido mantém-se: prosseguir no seu protesto contra o que entendem ser “uma atitude de chantagem da EDP”.»
Note-se que o objectivo, aqui, não é propriamente um objectivo pontual. É, antes, ele próprio, um processo. O mesmo acontece na frase seguinte extraída do mesmo ‘corpus’:
«A aposta na melhoria da qualidade “tem sido um objectivo continuamente perseguido durante os últimos anos”, refere-se no relatório, sendo destacada a sua importância para as empresas.»
Por seu lado o verbo prosseguir tem que ver com o processo. Para atingir um determinado objectivo é preciso prosseguir um conjunto de acções que o possibilitem… Essa função do verbo está bem clara neste outro exemplo retirado do ‘corpus’ já referido:
«O mercado, que receia que os socialistas reforcem as suas posições, contou com alguma margem de manobra, uma vez que a vitória da direita é uma garantia de que o Governo prosseguirá uma política cujo objectivo principal é garantir a participação da França no pelotão da frente da moeda única europeia.»
Em síntese, os verbos associados a objectivo são, preferencialmente: definir ou estabelecer, na altura em que se programa ou planifica uma acção; atingir ou cumprir, para designar que se fechou o ciclo e que os objectivos previamente definidos foram cumpridos ou atingidos.
Respeito por, de, a
A palavra respeito entra em algumas expressões mais ou menos fixas. É o caso de «a respeito de»; «com respeito a», ambas com um sentido próximo de relativamente a. Com o sentido que explicita, a palavra vem inserida em construções com a preposição por, sendo a expressão correcta: «respeito pelos direitos humanos/pelos princípios».