DÚVIDAS

O uso de V. S.ª e Il.ma com pessoas do sexo feminino

Gostaria de saber se é correto utilizar V.Sa ou Ilma para pessoas do sexo feminino. Ou é indiferente?

Pergunto isso pois visualizei, em um site da Editora Meca, que tal tratamento é incorreto e que somente pode-se usar DD ou Sra.

Por favor, trabalho com correspondencias e não gostaria de maltratar nossa língua, compreende?

Agradeço sua atenção.

No aguardo de sua resposta.

Resposta

Não vejo nenhum inconveniente em usar V. S.ª (atenção a como se abrevia), que significa «Vossa Senhoria», já que senhoria, substantivo abstracto, pode ter tanto um homem quanto uma mulher (o mesmo se verifica com alteza, majestade, etc.). Il.ma (com ponto antes do ma segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, abreviação de Ilustríssima, mas ver também esta resposta) é adjectivo feminino e como tal é naturalmente empregado em referência a mulheres.

Se me permite, o uso que fez de visualizar não está correcto. É um dos vícios da moda usar uma palavra mais comprida em vez duma mais curta para conseguir maior elegância, mas ver e visualizar têm significados diferentes.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa