«Kafala» é um termo islâmico jurídico e significa adopção legal1.
Jamila Bargach (2002:29) descreve da seguinte forma o seu significado e uso (tradução e parêntesis nossos):
«A etimologia da palavra kafala tem dois significados distintos em árabe clássico: garantir (daman) e tomar conta de (da raíz verbal ka-fa-la). Na sua primeira acepção, garantir, a palavra kafala tem sido principalmente usada no domínio do comércio e das transações comerciais. A kafala legal aproxima-se do conceito ocidental de "caução". [...] Contudo, o sentido de kafala como adopção parcial ou consensual, conferindo uma oferta e uma responsabilidade, é predicado nas implicações semânticas do verso do Corão "E o seu senhor aceitou-a completamente, e reservou-lhe um bom crescimento; e fez de Zakariah o guardião dela" (wa kafalaha Zakariah, Surut Al Imran, 3:36).
O campo semântico de kafala difundido nestes dois âmbitos – contrato e garantia – é depois utilizado para descrever, e parte, o comportamento de adopção de um menor por parte de adultos. Ao contrário do entendimento euro-americano da plena adopção na criação da família, a kafala não implica automaticamente que a pessoa levada na kakala viva conjuntamente com aqueles que lhe ofereceram a kafala, poderá antes funcionar como diversas provisões, tais como a protecção financeira, a guarda moral ou física, ou a combinação dos dois. É uma oferta de protecção, independentemente de como é implantada» (Bargach, Jamila, 2002. Orphans of Islam: Family, Abandonment, and Secret Adoption in Morocco. Rowman & Littlefield. p. 29).
Esperamos ter resolvido a questão. Se pretender desenvolver este tema, aconselhamos a consulta de bibliografia sobre o assunto. Apresentamos abaixo alguma:
Atighetchi, Dariusch, Islamic Bioethics: Problems and Perspectives. Volume 31
de International library of ethics, law, and the new medicine; Editora Springer, 2007.
Bargach, Jamila, 2002. Orphans of Islam: Family, Abandonment, and Secret; Adoption In Morocco. Rowman & Littlefield.
Canadian electronic library – University of Victoria (B.C.). Centre for Studies
in Religion and Society: Editora Wilfrid Laurier Univ. Press, 1996