DÚVIDAS

O significado de cróia e enfardelar

«... Daí que fosse fácil meter também no “inoque” o assassino de faca e acróia de porta aberta.(...)»«... E pela tarde, enfardelou o termo infame com as peles da matança, eabalou com ele pela ponte sul.(...)»(Vergílio Ferreira) Qual o significado de "cróia" e "enfardelou"? Qual a origem destas palavras?

Resposta

Cróia é palavra de sentido pejorativo, registada no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (1981), no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001) e no Dicionário de Expressões Populares Portugesas (2000), de Guilherme Augusto Simões. Significa genericamente «mulher desavergonhada» e «prostituta», mas, segundo o Dicionáro Houaiss, pode também ter em Portugal a acepção de «dona de casa» na linguagem de marginais. Quanto a enfardelar, trata-se de uma palavra que deriva de fardel, que é o mesmo que farnel ou «saco, trouxa em que se levam provisões e roupas para a viagem ou outras coisas» (José Pedro Machado, op. cit.); tem os sentidos de «meter em fardel (o que se há-de levar para jornada); entrouxar, enfardar» e de «enroupar, encadernar» (idem).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa