O significado de circunstancial - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de circunstancial

Quando, no Dicionário Houaiss, se refere como, enquanto advérbio, o que significa dizer que este tem um valor circunstancial?

Obrigado.

Guilherme Orlando Estudante Lisboa, Portugal 12K

No mesmo dicionário, se tivesse visto os significados de circunstancial, verificaria que quer dizer «relativo a circunstância»; «que depende de ou está ligado a uma circunstância ou a circunstâncias»; «que é pertinente, mas não essencial; incidental»; e, em gramática, «que indica uma circunstância da ação (lugar, tempo, modo etc.)». Além disso, na área jurídica, «diz-se da prova que se baseia em indícios e deduções e não demonstra uma direta evidência dos fatos». Entre outras coisas, circunstância é «fato acessório ou outro pormenor que se prende a um acontecimento ou a uma situação; particularidade».

Carlos Marinheiro
Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica