O significado de articulista, de jornalista e de repórter - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de articulista, de jornalista e de repórter

Como se chama à pessoa que faz artigos? Jornalista, repórter, autor...?

Joana Silva Pereira Estudante Portugal 2K

Articulista* é toda e qualquer pessoa que escreve regularmente artigos de opinião em jornais ou revistas. Por regra, são colaboradores externos, não jornalistas. Como autor do(s) texto(s) publicado(s) também pode ser identificado como tal.

Um repórter é um jornalista que faz reportagens em qualquer órgão de informação (em suporte impresso, digital ou audiovisual). Vem a propósito lembrar os géneros jornalísticos** da imprensa: informação (notícias, reportagens, entrevistas) e opinião (artigos sobre qualquer tema, quase sempre por convidados ou colaboradores externos da Redação, editoriais, crónicas, análises, etc.)

 

* Cf. A função do articulista

** Cf. Os gêneros jornalísticos e as várias faces da notíciaGêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatórioOs gêneros jornalísticos + Os factos e a opinião [in Livro de Estilo do jornal "Público"].

José Mário Costa
Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras