O significado da palavra caligrafia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da palavra caligrafia

Gostaria de esclarecer uma dúvida. Que significado(s) tem a palavra caligrafia? Já vi quem insistisse tratar-se de uma forma de escrever (estilo de escrita) e já li ser uma arte de escrever de forma bonita, com letra manuscrita. Gostaria, se possível, que pudessem dar-me uma definição e se ambos os significados são válidos, «forma como se encadeiam ideias, estilo de escrita» e/ou «apenas a parte motora/gráfica da escrita manuscrita».

Muito obrigada, desde já.

Tânia Gonçalves Educadora Lisboa, Portugal 11K

O nome (substantivo) caligrafia (do gr[ego] kalligraphía, "escrita bela") é a «arte de escrever bem à mão», sendo ainda «maneira própria de cada pessoa escrever à mão; letra» e «forma de letra manuscrita» ou «perfeição da letra». Assim, não é «estilo de escrita», mas, essencialmente, «uma arte de escrever de forma bonita, com letra manuscrita».

Regra geral, os grandes escritores têm um estilo de escrita que os torna únicos na forma de descrever a vida e de expressar ideias, mas, muitas vezes, a sua caligrafia não é bonita, ao ponto de poucas pessoas perceberem o que eles escreveram. Felizmente, os seus livros não são manuscritos...

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo