O sentido injurioso da palavra palhaço - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O sentido injurioso da palavra palhaço

Qual é o alcance injurioso da palavra palhaço?

Isabel Vidal Professora Azambuja, Portugal 6K

A palavra palhaço (do it[aliano] pagliaccio) significa, em sentido figurado, pejorativo, «pessoa que está sempre a brincar e/ou a dizer piadas nem sempre com muita graça»; «pessoa que não é possível levar a sério»; ou «pessoa que muda constantemente de opinião». Assim, se alguém chama palhaço a um indivíduo que não é «personagem cómica e burlesca de circo que diverte o público com brincadeiras, anedotas, etc.», está, em princípio, a injuriá-lo, embora não se possa considerar uma injúria muito grave.

Temos de ter em conta que a profissão de palhaço é uma das mais dignas, especialmente pelo fa{#c|}to de proporcionar momentos de alegria às crianças.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Cf.:  Como inventar um palavrão?20 insultos inconvenientes (e pouco conhecidos…)

Carlos Marinheiro
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica