Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Nobel

Porque é que os locutores da RTP e da SIC, exceptuando José Alberto Carvalho, continuam a dizer «/nóbel/» em vez de /nobél/? Não sabem que o homem se chamava Nobel, pronunciado com a tónica na última sílaba? Se querem inventar uma pronúncia própria para os nomes, porque é que não dizem Bill /Gátes/ em vez de Bill /Gaites/ ou /u-dois/ [U2] em vez de /iu-tu/?

Carlos Pestana Lisboa, Portugal 3K

Porque é que os locutores da RTP e SIC (…) continuam a dizer «Nóbel» (em vez de /No-bél/)? – pergunta o nosso prezado consulente. Pelo seguinte:

a) Por ignorância – alguns, certamente.

b) Por falta de interesse no estudo e conhecimento da Língua Portuguesa.

c) Pelo prazer de serem diferentes dos outros – vaidade.

d) Por falta de respeito à nossa língua.

e) Por falta de acção de certas instituições estatais ou no sentido da correcção do nosso idioma.

f) Por culpa de todos nós. Se cada um de nós, ao presenciar um erro, escrevesse uma carta à RTP, à SIC e outras televisões e estações de rádio, a nossa língua em breve começaria a apresentar muito mais correcções em todos nós. E pensemos nos nossos filhos… tanta necessidade de bom português!

Antigamente, era o povo que fazia a língua. Agora é como se fala (mal) na TV e na rádio...

 

José Neves Henriques