O plural de alto-minhoto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de alto-minhoto

Qual o plural de alto-minhoto, alto-minhotos ou altos minhotos? Acabo de receber um "infomail" de um partido político que refere a primeira variante, na minha opinião, errada. Qual lhes parece ser o plural correcto de alto-minhoto?
Obrigado.

Albino Ramalho Professor Portugal 6K

Em princípio, as palavras compostas por um adjectivo e por um nome fazem o plural nas duas palavras. É o caso de altos-fornos. Essa regra geral não se cumpre, porém, quando a palavra composta designa os habitantes de uma região (ou país), ou a característica de alguém que integra traços de duas culturas. Daí dizer-se luso-brasileiros; norte-americanos, sul-americanos, sul-africanos, sino-soviéticos, etc.
Note-se que estas palavras fazem o feminino apenas na última palavra: luso-brasileira; norte-americana; sul-americana; sul-africana; sino-soviética.
Tendo em conta o exposto, parece-me que os habitantes do Alto Minho devem ser designados de alto-minhotos, ou, se forem mulheres, alto-minhotas, dado que a palavra alto não designa propriamente uma característica de cada um dos habitantes, antes torna mais específica a região de onde provêm.
Refiro ainda que, embora não tenha encontrado a palavra em apreço dicionarizada, encontrei outra semelhante, alto-alemão, cujo plural é alto-alemães.

 

Edite Prada