Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O feminino de varão

Qual a variação do substantivo varão para o gênero feminino? É "variga", "varoa" ou "virago"? Qual destas é a correta?

Túlio Pereira Estudante Florianópolis, SC, Brasil 14K

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o feminino de varão é varoa; regist{#|r}a ainda o feminino irregular virago. Entretanto, na entrada virago (substantivo feminino), diz que se trata de «mulher de aspecto, inclinações sexuais e hábitos masculinos; fanchona, paraíba»; e virago (substantivo masculino) é outra coisa: «feixe de fios vegetais, metálicos etc. torcidos; cabo, corda.»

Como se sabe, varão é «indivíduo do sexo masculino; homem, esp[ecialmente] o que atingiu a idade adulta» e, numa derivação por metonímia, «homem digno de respeito, venerável, ilustre». Além disso, varão também pode ser «grande vara, ger[almente] de metal ou ferro».

C. M.
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional