O distribucionalismo (linguística) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O distribucionalismo (linguística)

O distribucionalismo enquanto corrente linguística apresenta que pressupostos teóricos? Confunde-se com a linguística distribucional?

Isabel Pereira Portugal 5K

Distribucionalismo ou análise distribucional é um tipo de análise que defende que cada unidade tem uma distribuição característica. A análise distribucional localiza, em unidades maiores, os lugares em que as unidades mais pequenas ocorrem.
Este método de análise linguística sincrónica é baseado na constatação de que os elementos de uma língua não se dispõem arbitrariamente nas cadeias de fala mas obedecem a determinados critérios de ordenação cujo objectivo final é determinar os contextos
linguísticos em que cada elemento ocorre, ou seja, a sua distribuição.

Carla Viana