O nome (ou substantivo) do género masculino afia com o significado de afia-lápis já se encontra registado no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, publicado pela Academia das Ciências de Lisboa, mas ainda não figura noutros dicionários publicados recentemente.
O facto de o substantivo masculino afia terminar em -a e parecer, por isso, do género feminino não determina que os sufixos de diminutivo com -z- terminem em -a: de «o poema» forma-se não *«o poemazinha», mas sim «o poemazinho». No entanto, com -inho/-inha é possível manter a vogal final da palavra inicial: «o poeminha».
O nome (ou substantivo) afia, por ser do género masculino, tem como diminutivos afiazinho, afiazito e afiazeco (em sentido depreciativo). Segue, portanto, o método usual para a formação dos diminutivos em -z- que correspondam a substantivos masculinos.
De modo geral, os diminutivos sem dificuldades ortográficas especiais não figuram nos dicionários por limitações devidas aos custos de impressão e de distribuição.