"Exfiltração" não se encontra registado nos dicionários1 de língua portuguesa nem em nenhum dos vocabulários ortográficos2 (dos mais antigos aos mais recentes), o que nos indica que tal termo não se encontra atestado, como se pode verificar pelo resultado da pesquisa no Vocabulário Ortográfico do Português, do Portal da Língua Portuguesa, da responsabilidade do ILTEC, com as seguintes sugestões: «infiltração (nome), filtração (nome) — infiltrarão (do verbo infiltrar)».
Uma vez que se pretende um antónimo da palavra infiltração, será a partir do seu significado — «acto ou efeito de infiltrar(-se); acção de penetrar em algum lugar; introdução» — e da sua formação (de infiltrar + -ção) que se poderá indicar um termo de sentido contrário. Se se tiver em conta que o verbo infiltrar significa «fazer entrar», «instilar», «introduzir», «impregnar», «inserir», poderemos considerar como antónimos «expulsar», «excluir», «secar», o que nos permite retirar os respectivos nomes/substantivos: «expulsão», «exclusão», «extracção».
No entanto, não podemos excluir a hipótese de "exfiltração" pertencer ao vocabulário específico de determinadas áreas (científicas, técnicas…), cuja terminologia não é do domínio público, inscrevendo-se no universo lexical especializado. Parece-nos, de facto, que se trata de um termo específico do domínio militar — para designar uma táctica de combate (visível em «Cursos de Operações Especiais QP» — e da área hidráulica, tendo como base os resultados de pesquisa na Internet, de que transcrevemos alguns exemplos: «Melhorar o conhecimento e a gestão da infiltração e da exfiltração em sistemas de drenagem urbana: o projecto APUSS», «Infiltração e exfiltração nas ligações domésticas», «Os métodos atrás descritos são aplicáveis à infiltração e exfiltração nos colectores dos sistemas públicos de drenagem urbana», «Palavras-chave: exfiltração, infiltração, métodos de medição, modelação, indicadores de desempenho, sistemas de drenagem urbana».
1 Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2009; Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001.
2 Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, 1940; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de F. Rebelo Gonçalves, 1966; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2009; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, 2009; Vocabulário Ortográfico do Português; Lince – conversor para a nova ortografia, da responsabilidade do ILTEC.