DÚVIDAS

O contexto das palavras ressurrecto e ressuscitado

Olá!

Por gentileza, gostaria de saber em qual contexto devo utilizar as palavras abaixo:

Ressurreto
e ressuscitado.

Como sei que devo utilizar uma ou outra?

Obrigada.

Resposta

Ressuscitado é particípio passado de ressuscitar, ocorrendo associado a um auxiliar: «tinha ressuscitado»; «foi ressuscitado». Pode também ser usado como adjectivo, no sentido de «que ressuscitou» (Dicionário Houaiss): «Cristo ressuscitado.»

Ressurrecto (ou ressurreto)1 é apenas adjectivo e substantivo, não se usando como particípio passado: «que ou quem ressurgiu ou ressuscitou» (idem). A sua aparência de particípio passado irregular deve-se ao facto de ter origem no «lat[im] resurectus, a, um, part[icípio] pas[sado] de resurgĕre, "relevantar-se; reerguer-se, restabelecer-se; reanimar, recomeçar" (idem).

1 O Dicionário Houaiss apresenta ressurreto como variante de ressurrecto, sem mais comentários. O Dicionário Aulete regista apenas ressurecto. Em Portugal, escreve-se ressurrecto, com c audível (a aplicação do novo Acordo Ortográfico não alterará a grafia da palavra).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa