O bodo é um conjunto de oferendas que se realiza em várias festas, entre as quais a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, por vezes também chamado «bodo aos pobres», uma vez que se faz em benefício das pessoas mais carenciadas. Está ligado a exibições tauromáquicas, após as quais se dá a matança dos touros e a distribuição da carne dos animais. A sua origem remonta ao latim “votu-” (que significava «voto, promessa»).
A fogaça é uma espécie de bolo ou pão que é leiloado, geralmente nas festas de aldeia para financiar, por exemplo, a construção de uma igreja. A Festa dos Tabuleiros inclui um cortejo em que as raparigas transportam à cabeça tabuleiros que contêm pães – as fogaças. A origem etimológica da palavra é uma forma do adjectivo latino, "focacius, -a, -um" («cozido no borralho»), substantivada: ou a forma feminina singular "focacia-" ou a forma neutra do plural "focacia" (formas acusativas, pois são estas que estão na origem da generalidade das formas nominais do Português; o hífen representa a consoante m final que foi suprimida em latim vulgar).
P.S.- Agradeço as ajudas na pesquisa destas informações prestadas pela colaboradora do Ciberdúvidas drª. Maria Celeste Ramilo e pelo dr. Francisco Marques, da organização da Festa dos Tabuleiros.