DÚVIDAS

Necessitar que / necessitar de

Coloquei aqui ontem (6 de Janeiro de 2003) uma pergunta bastante pormenorizada sobre este tema. Não esperava ver já a resposta hoje, obviamente. Porém, pensava que a pergunta apareceria em qualquer local e isso não acontece. Coloquei o meu endereço electrónico.

Em segundo lugar vejo hoje uma resposta à consulente Graça Fernandes que pergunta "Onde se colocam as questões no novo Ciberdúvidas?". Li a vossa resposta e fiquei um bocado confuso. Segui os passos e surgem-me vários anos e, dentro destes, vários meses. Temos de percorrer ano a ano e mês a mês, todas as eventuais respostas a perguntas que nem sequer sabemos à primeira vista se podem conter o tema específico que nos interessa? Mas isso requer um tempo imenso de consulta!!! Porque não haver um local que existe em tantos outros "sites" da internet (e até no SAPO) designado por "Procurar" (Search em inglês) e mandar fazer a busca?

Em resumo: necessito de procurar "Necessitar de que, ou precisar de que alguém faça isto ou aquilo", para saber se se deve escrever "Necessitar de que" ou "Necessitar que... etc." e, do modo que propõem, não se consegue fazer a pesquisa de modo produtivo e rápido. Qualquer pessoa desistirá. Sugiro que o tentem fazer, para terem uma ideia do que estou a dizer. Muito obrigado.

Resposta

Independentemente de conseguir ou não procurar/encontrar o que pretende, aqui vai a resposta (linguística) à questão que coloca, sobre a expressão “necessitar (de) que”.

Há duas possibilidades: ou “necessitar que alguém faça alguma coisa”, ou “necessitar de alguma coisa”, isto é “necessitar que” + oração (alguém faça alguma coisa) ou “necessitar de” + sintagma nominal (alguma coisa).

No caso de expressões como “necessitar de que alguém faça isto ou aquilo”, estamos perante um fenómeno de hipercorrecção, muitas vezes resultado da “angústia do erro” que faz com que aqueles que sabem que “a pessoa que eu gosto” é a forma incorrecta de dizer “a pessoa de quem eu gosto” acabem por incorrer em excesso de zelo.

Espero tê-lo esclarecido.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa