Nanómetro + mililitro/milímetro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Nanómetro + mililitro/milímetro

Qual é a grafia correta, nanometro ou nanômetro?
Qual é a regra neste caso, se é que existe, já que tanto litro como metro são paroxítonas, mas milímetro é proparoxítona e mililitro é paroxítona?

Antonio Sant Brasil 5K

A primeira palavra é esdrúxula (ou proparoxítona), com o o aberto e acento agudo em português europeu: nanómetro. No Brasil escreve-se com acento circunflexo [nanômetro], pronunciando-se com esse e fechado.
Mililitro é grave (ou paroxítona), talvez por se sentir mais a consciência do elemento litro como palavra autónoma. Nos vocábulos acabados em -metro, parece haver mais a noção de que este se trata de um simples sufixo, esquecendo-se que existe o termo metro na língua portuguesa. Esta poderá talvez ser uma explicação.

F. V. Peixoto da Fonseca