DÚVIDAS

Motor a gasolina, outra vez

Vi a resposta anterior, sei que os portugueses não usam a crase para este caso, mas talvez este seja um caso de diferença entre o português falado no Brasil e em Portugal. O autor Luiz Antonio Sacconi, brasileiro, escreve em duas de suas obras: Gramática Essencial da Língua Portuguesa e Não Erre Mais:

"Acentua-se o a que principia locuções com palavra feminina. Exemplos: carro à gasolina, estudar à noite ....". Também assim aprendi na escola, estariam meus professores e o consagrado autor enganados?

Sacconi acrescenta que este é um "daqueles" caso para o qual a regra de substituir pelo "ao" não se aplica.

Resposta

Por acaso, não conheço os livros de Luiz Antonio Sacconi. Mas não considero que seja uma regra a colocação da crase. Pode-se usar as duas formas – eu prefiro sem crase, apenas com a preposição. No entanto, uma forma de saber se esta é a forma correcta é substituir por outra preposição que dê sentido, como com ou de. É o caso da expressão desenho a pena.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa