Comecemos pelo significado de mecklemburgueses, que se apresenta em seguida:
Mecklemburgueses: relativo a Mecklemburg, região da Alemanha (Mecklemburg-Pomerânia constitui um dos cinco novos estados federados da Alemanha reunificada em Outubro de 1990). Refere-se a cavalos daquela região.1
Cesário Verde, em O Sentimento dum Ocidental, refere esses cavalos importados da região de Mecklemburg quando afirma, no poema Ao Gás, que «Perto, /Escarvam, à vitória, os seus mecklemburgueses».
Fonte: Artigo mecklemburgueses. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2007. [Consult. 2007-11-23]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$mecklemburgueses>.
Regressando ao verso, e dada a definição acima reproduzida, podemos dizer que «Perto,/ Escarvam, à vitória, os seus mecklemburgueses» se refere ao fa{#c|}to de os cavalos, num local próximo, se encontrarem a esgaravatar ou a escavar superficialmente a terra com as patas (significados de escarvar). Quanto ao sintagma preposicional «à vitória», poderá ter duas interpretações distintas, que o contexto do poema não permite elucidar totalmente: por um lado, se for lido elipticamente como «presos à vitória», remeterá para o carro puxado pelos animais (vitória designa «carro de quatro rodas puxado por cavalos»; cf. Dicionário da Academia das Ciências, Ed. Verbo). No entanto, «à vitória» poderá também ser lido como de forma triunfante, remetendo para a atitude altiva dos cavalos.
1 N. E.: Tendo em conta o Acordo Ortográfico de 1945, que ainda vigora em Portugal, a região que se chama Mecklenburg em alemão deverá ter a forma Meclemburgo em português europeu (cf. Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves). O respectivo gentílico é meclemburguês. No entanto, dado o termo ser usado com k no texto de Cesário Verde, optámos por conservá-lo assim mesmo quer na pergunta quer na resposta.